quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OPERAÇÕES URBANAS "ÁGUA BRANCA" - QUEM É QUEM ?

QUEM É QUEM NA ÁREA ?

"O Desenvolvimento não repousa mais na atividade industrial" disse " LE CORBUSIER" (arquiteto e urbanista francês), quando de sua vinda ao Brasil nos anos 70.
43 anos mais tarde, espaços vazios e atividades minguando na economia brasileira, aproveitam o momento para rediscutir a Política Urbana dos novos interesses econômicos.
Se colocarmos uma ordem para o cronograma de implantação, em primeiro lugar estará a INFRAESTRUTURA; depois a consignação de verbas e orçamentos para em seguida a elaboração de metas para a construção e ou obras de requalificação do tecido urbano.

Mas na Câmara Municipal de São Paulo a ordem aconteceu exatamente ao contrário. A determinação das áreas, o aumento dos impostos e ficando a cargo da iniciativa privada a execução sem o planejamento público, ou sem as respectivas audiências de concordância da sociedade.

Os mesmos representantes que votaram a favor do PROJETO ÁGUA BRANCA, agora polemizam o aumento do IPTU, esta é a teatralização eleitoreira na contra-mão das aprovações recentes desta mesma bancada.

A venda do solo urbano e a venda para além da capacidade de adensamento estabelecida no PLANO DIRETOR, exigirá reforço no orçamento público para esta região no futuro; assim sendo, os gastos e imprevistos, desencaminharão os investimentos de outras políticas públicas essenciais a qualidade de vida do cidadão da periferia.

EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
São Paulo, 09 de outubro de 2013

fone 11- 9 - 8949-4689

Nenhum comentário:

Postar um comentário