quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PLANO DIRETOR DE CAMPO MOURÃO-PR - EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

PROPOSTA DE REURBANIZAÇÃO
Conceito – CENTRALIDADES
    
                           



    

 PLANO DIRETOR DE CAMPO MOURÃO











             EDISON IVANOV

Arquiteto e urbanista
São Paulo 27/03/2005












Campo Mourão – Pr.
 

PROPOSTA DE REURBANIZAÇÃO
Conceito – CENTRALIDADES

Ref.: PLANO DIRETOR


PREZADOS SENHORES;



Estamos encaminhando pré-proposta para desenvolvimento de plano diretor, para o Município de Campo Mourão – Pr, a ser elaborado através de diagnóstico específico e quantificação matemática do tecido urbano. O ante projeto iniciará um estudo detalhado das densidades e ocorrências geográficas da área central, bem como da inserção do município no macrozoneamento noroeste do estado, sua área de influencia, sendo analisados todos os projetos de relevância para esta região. A partir do conceito adotado, “CENTRALIDADES”, desenvolveremos análise crítica para a vocação que se apresenta como “Agro-negócios”.
Ficamos no aguardo de posicionamento dos senhores sobre esta proposta para início dos trabalhos de campo e levantamentos preliminares.






             EDISON IVANOV

Arquiteto e urbanista
São Paulo 27/03/2005


ART  822 020 030 094 120 – 2

NOTA: Todos os custos com aprovações nos órgãos públicos, despesas de registros do projeto, impostos municipais, ou quaisquer outras despesas não mencionados, serão efetuadas a partir da aprovação da empresa mediante depósito prévio dos valores correspondentes.



















PROPOSTA DE REURBANIZAÇÃO
Conceito – CENTRALIDADES
    
                           



    

 PLANO DIRETOR DE CAMPO MOURÃO











             EDISON IVANOV

Arquiteto e urbanista
São Paulo 27/03/2005

    
    












 

 

 

 

 

 

PLANO DIRETOR DE CAMPO MOURÃO






POLÍTICA URBANA – INTEGRADORA


1                     CENTRALIDADES
2                     CONCEITOS
3                     OBJETIVOS
4                     PARCERIAS
5                     MACRO ECONÔMIA





PLANEJAMENTO INTEGRADO


1                     POLÍTICA PÚBLICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO
2                     REUBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO
3                     USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
4                     ZONEAMENTO
5                     CARTA DE CAMPO MOURÃO
6                     PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
7                     PLANO DE CONSOLIDAÇÃO










POLÍTICA URBANA INTEGRADORA

A localização geográfica concede ao Município vantagem sobre os aspectos econômicos do Estado e da região sul do país, onde exerce fundamental importância quanto a influência no desenvolvimento de municípios vizinhos e transito de produtividade internacional.

CONCEITO

O plano diretor busca o aprimoramento de técnicas projetuais para aparelhamento dos instrumentos de análise e amparo legal, bem como experiências internacionais de sucesso a fim de explorar o conceito “CENTRALIDADES”, neste território que se mostra competente em sua força produtiva e capaz nas sua vocação para o Agro Negócio.

OBJETIVO

O desafio de preparar a cidade para a integração do seu território e área de infuência, para compor com o crescimento econômico do estado, avançando juntamente com os projetos brasileiros, na direção da integração latino americana.

PARCEIROS

A partir do diagnóstico o projeto estabelecerá diretrizes para abertura de fronteiras entre seus parceiros regionais, no sentido de fortalecimento da função centralizadora, bem como da missão de administrar suas políticas públicas na construção de um modelo administrativo a partir de um PLANO DIRETOR de visibilidade internacional.

ECONÔMIA

A extensiva propriedade territorial, as belezas naturais e a comodidade de acesso, coloca o município naturalmente na condição de centralizador, bastando para assumir a vocação de “Agro-bussines”, os equipamentos e instrumentos urbanísticos apropriados. A pré-análise descobre e antecipa as vantagens contidas neste território e propõe que Campo Mourão venha a sediar para os próximo anos todas as atividades relacionadas ao agro negócio.









PLANO DIRETOR DE CAMPO MOURÃO




INTRODUÇÃO


O presente estudo, investe na elaboriosa missão de planejar a cidade para os próximos dez anos, esperando atingir em breve a casa dos cem mil habitantes  e o total de quinhentos mil habitantes em toda a área de influência. A análise desta geografia que abriga em seu tecido dimensões metropolitanas aponta para reunir esforços que integrem todos os municípios do noroeste do estado, extraindo deste projeto um tratado de intenções do Município de Campo Mourão, perante seus parceiros. O projeto prevê que logo após o fechamento do diagnóstico, seja realizado o “Encontro noroeste – CENTRALIDADES”, para marcar o início do novo plano diretor.


POLÍTICA PÚBLICA
Desenvolvimento urbano
Integração regional

A revisão da função territorial e técnica de distribuição justa, propõe a adequação do aparelhamento municipal, no sentido de preparar o tecido urbano para cem mil habitantes nos próximos anos, com total qualidade de vida e avanço econômico. È tarefa do novo planejamento fazer com que a reurbanização seja tranqüila e traga a partir da abertura de divisas, além de valorização imobiliária, oportunidades financeiras e profissionais aos seus habitantes.


USO DO SOLO

A revisão da matemática urbana precede do diagnóstico preliminar que redesenha o Sky-line e toda a paisagem urbana. O novo gráfico das densidades, extraído da análise de campo, mostrará a necessidade de adaptação do conjunto de normas construtivas bem como controle especial para a emissão de alvarás para as futuras edificações.






ZONEAMENTO

Este planejamento proposto, está baseado nos instrumentos de análise, viabilidades concretas e condições ambientais reais, para introduzir modelo administrativo territorial para os municípios parceiros.
O modelo distribui a terra da seguinte forma:

RESERVA AMBIENTAL
RESERVA SOCIAL
SETOR DE PRESERVAÇÃO
ESTOQUE EMPRESARIAL
ESTOQUE INDUSTRIAL
FUNÇÃO INSTITUICIONAL
PLANO DE CONSOLIDAÇÃO


RESUMO DO CONCEITO
Considerações:

Acreditamos que os aspectos aqui discutidos e apresentados, após diagnosticados e colocados em desenvolvimento e aplicabilidade, estarão preparando a Cidade de Campo Mourão para receber todos os benefícios e impactos do crescimento econômico dos próximos 10 anos.






Edison Ivanov
Arquiteto e Urbanista







Nenhum comentário:

Postar um comentário