quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SIMULAÇÕES URBANAS - EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

SIMULAÇÕES E LIMITES


MORTE DO CENTRO DE GUARULHOS * EM 10 ANOS ...


Poderemos exercitar e conhecer os limites de uma cidade
estimando o quanto lhe resta de vida !!!!!!!!!!!!!!!

A partir deste diagnóstico, serão necessárias soluções de equilíbrio, para resgatar as funções básicas e  o processo de urbanização original da cidade.

         Se uma política urbana eficiente, não for implantada com urgência, o centro do Município de Guarulhos, poderá morrer totalmente daqui a dez anos, conforme a simulação urbana realizada por E. Ivanov, arquiteto e urbanista (Planejamento Municipal).
            Nos últimos anos o comércio ambulante, o trânsito maluco, a falta de segurança e de equipamentos de lazer, levaram o centro de Guarulhos ao êxodo de mais de 50% de sua população original, que ao migrar para outros bairros ou municípios vizinhos, deixou seus imóveis nas mãos de administradores.  Os proprietários levados por ofertas aparentemente vantajosas que aumentariam sua renda, decidiram pela alteração da característica de uso das edificações.  Um imóvel, até então residencial, passou a ser alugado para comércio ou serviços, conforme localização e interesse, imaginando-se combater a inadimplência no pagamento dos aluguéis. 
A  conjuntura econômica mais uma vez frustrou os especuladores que já não oferecem segurança na administração dos bens imóveis, que por força de mercado mudou a  análise cadastral do locatário e a  atividade explorada.
Uma intervenção cirúrgica  na área central é urgente. A partir da retomada da moradia no centro expandido, a prioridade será a revisão dos transportes coletivos, individuais e cargas. A recuperação do centro não consiste apenas na modernização do mobiliário urbano como  as propostas existentes até o momento.
            O equilíbrio das funções urbanas deverá ser repensado por urbanistas, com a máxima urgência. As alterações dos últimos anos degradaram o tecido urbano da área central, elevaram o custo da moradia, descaracterizando a paisagem e propiciaram a instalação de atividades predatórias que afugentam os habitantes e usuários, alterando a liquidez dos bens imóveis.


E.IVANOV




                        INVESTIDORES QUEREM VIDA

            É possível recuperar este tecido urbano, símbolo tradicional do povo guarulhense.  As iniciativas deverão partir de um projeto sério de reurbanização, feito por profissionais da área, apoiados por uma política urbana consistente e durável, caso contrário, em breve veremos os imóveis do centro totalmente desvalorizados e invadidos por atividades marginais.  O Centro do Município aguarda ansiosamente por projetos e investidores que acreditam no seu potencial econômico.  O que os investidores não contam com a degeneração do tecido urbano, verificada nos últimos 15 anos e que não está sendo combatida.

                        TURISMO DE NEGÓCIOS

            Turistas  são acima de tudo aventureiros, caçadores em busca de vida, novidade e  ineditismo. Trata-se de um tipo de consumidor extremamente exigente, que procura sempre pela alegria de viver e exploração do belo.
Levado pelo impulso voraz de esgotamento da paisagem urbana, o turista será sempre um estranho ao meio, devorando com os olhos, desfrutando da hospitalidade, fotografando, imortalizando e desaparecendo sem deixar rastros.
            Ótimo para os negócios, e para o Turismo quando o assunto é receber bem, mas uma característica fundamental não poderá faltar; a vida peculiar do centro histórico. Zelar para que as funções básicas estejam em equilíbrio é uma tarefa para urbanistas que conduzirão as discussões,  e aliados a uma equipe multidisciplinar, encaminharão propostas para a recuperação do complexo urbano degenerado.

            GRANDES VAZIOS – Aguardam destinações

            Guarulhos goza de grandes áreas vazias no centro, em torno de 15 %, o que facilita  e muito o trabalho dos urbanistas quando o assunto é reurbanização. Os espaços livres no Centro Histórico deverão permanecer preservados para equilíbrio do consolidado construtivo. O Cheio e o Vazio, serão associações importantes na avaliação da performance do crescimento.

            CONDICIONANTES - COLETIVOS - CALÇADÕES

            As simulações na área central tropeçam no Cone de Aproximação. O zoneamento aeroportuário é extremamente restritivo para o processo de verticalização e adensamento. Outra condicionante e á malha viária:  é preciso baixar o tempo que se gasta para cruzar o centro nos horários de pico, o que só poderá ser conseguido com a criação de terminais periféricos de ônibus, onde passageiros serão coletados por um sistema de transporte circular que distribuirá o usuário do comércio de forma rápida e confortável.
            O Calçadão acelera a morte do centro urbano, portanto representa uma intervenção delicada que deverá ser pensada e aplicada com muita cautela. A implantação do fechamento de uma das vias, implicará na aviltamento dos direitos dos comerciantes de outras vias, que sairão prejudicados na distribuição despretensiosa dos equipamentos.

PESQUISAS


As pesquisas que indicam para o fechamento das vias, não visualizam o impacto futuro, apontam apenas para uma melhor performance do consumo local, sem a avaliação completa de onde a bomba irá estourar depois de alguns anos. É possível conhecer o impacto  das intervenções, minimizando-se os efeitos, através de um diagnóstico detalhado do estado de degradação em que  se encontra o centro.

QUADRAS – Minha quadra : um condomínio

Podemos imaginar uma quadra como um condomínio, a ser administrado de forma participativa e equilibrada em suas finanças. Desta forma jamais faltarão recursos para o saneamento das fachadas e para a complementação dos serviços públicos. O IPTU, não tem um critério urbano adequado para estipular as alíquotas cobradas. Uma loja de 100 m2 poderá estar pagando o dobro de outra loja com exatamente 100 m2  na mesma rua. Uma forma estranha de arrecadação e justificativa dos serviços municipais, que desprestigia e depõe contra a igualdade no uso do centro.

EQUIPAMENTOS DE LAZER – Vida Cultural

A vida peculiar do Centro Histórico, é consolidada fundamentalmente com o turismo e com os negócios. Se você vive a casa, cercando-se de acessórios para sua diversão e contentamento, o objetivo de desfrutar mais dela. As atividades culturais, serão sempre uma forma de valorização do centro histórico. Qualquer motivo de encontro justifica a manutenção e desenvolvimento da vida urbana, um exercício pleno de cidadania e preservação dos valores culturais que alegram e promovem a qualidade de vida.

ARQUITETURA E MARKETING COMERCIAL

Um projeto de mobiliário urbano colabora para atrair o consumidor, porém engana quanto à qualidade de vida. Maquia a pavimentação para compensar a falta de atrativos que revelam a verdadeira identidade local.

REURBANIZAÇÃO E MARKETING INTERNACIONAL

A identidade se expressa através das fachadas; está estampada na população. Visualizar a paisagem urbana no seu valor histórico, é como ser atraído para dentro dela. O maior desafio da Reurbanização é buscar sempre o equilíbrio das funções e a harmonia entre as atividades. O fator principal e única justificativa, será sempre o homem.


EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
saiba mais: ivanov@arquitetoonline.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário