terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MORREU HOJE O CENTRO DE SÃO PAULO - O QUE FAZER PARA REURBANIZAR ?

Carta ao Prefeito João Doria
De EDISON IVANOV arquiteto e urbanista                      

 REURBANIZAR PARA O CENTRO NÃO MORRER


O texto expressa a necessidade do projeto de reurbanização do Arquiteto e Urbanista EDISON IVANOV, elaborado a partir de um diagnóstico técnico que quantifica e qualifica o AMBIENTE em seu estado atual. A análise, indica também a importância da implantação de uma administração regional central, com atribuições exclusivamente voltadas ao CENTRO, a fim de combater à degeneração urbana, exercitando o planejamento com regras exclusivas para a recuperação deste centro.

DIAGNÓSTICO – APONTA A NECESSIDADE DE UM TRANSPORTE COLETIVO INTEGRADOR ENTRE O CENTRO E OS EQUIPAMENTOS URBANOS ATUAIS DE GRANDE DEMANDA NA ZONA NORTE

TÍTULO: MORTE DO CENTRO

            A  partir deste diagnóstico, serão necessárias soluções de equilíbrio, para resgatar as funções básicas deste centro e o processo de expansão de São Paulo; cujo vetor aponta para o adensamento da zona norte. A descentralização, uma pratica comum entre administrações não implica no desafogamento da área central que acelera a degeneração do centro histórico, conforme a simulação urbana realizada por  Ivanov arquiteto e urbanista

            Nos últimos, anos o comércio ambulante, o trânsito maluco, a falta de segurança e de equipamentos como; lazer e cultura e política habitacional, levaram os novos centros das cidades brasileiras, ao êxodo de mais de 50% de sua população original. Retomar a moradia nas áreas centrais bem como uma política urbana equilibrada e criteriosa na emissão de alvarás, será a saída para o desenvolvimento econômico. Estas são as prioridades apontadas pelo presente diagnóstico.
            A revisão dos transportes coletivos individuais e cargas, a modernização do mobiliário urbano, também são proposições do projeto. Ivanov, que defende o processo de reurbanização já, pois só assim será resgatado o conforto urbano a propriedade e o sucesso para o turismo internacional.
            O equilíbrio das funções urbanas deverá ser repensado, com a máxima urgência. As últimas alterações degradaram vários bairros próximos, elevando o custo da moradia, descaracterizaram a paisagem e propiciaram a instalação de atividades predatórias que afugentam os habitantes e usuários, alterando a liquidez dos bens imóveis.






INVESTIDORES QUEREM VIDA NO CENTRO

            O CENTRO aguarda por projetos e investidores que acreditem no seu potencial econômico. O que os investidores não contam é com a degeneração, verificada nos últimos 15 anos. O Caos verificado, levou a desvalorização dos imóveis e a morte consolidada. Verifica-se o péssimo exemplo que ocorreu com o  elegante bairro dos "Campos Elíseos".

A QUEM INTERESSA !!!
Aos ambulantes ?
Aos especuladores imobiliários e comerciantes ?
Aos proprietários, moradores e investidores ?
Ou só aos predadores e consumidores da vida urbana ????

Como modêlo de produtividade da região metropolitana, São Paulo hoje interessa ao mundo. A valorização do cidadão e do tecido urbano, passam fundamentalmente pelo combate contundente à degradação, e o resgate da qualidade de vida. O moderno e o romântico deverão compactuar para o futuro preservado e pronto para todas as incertezas.

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Turistas são acima de tudo aventureiros caçadores em busca de "VIDA", novidades e ineditismo. Trata-se de um tipo de consumidor extremamente exigente, que procura pela alegria de viver e a exploração do belo. Levado pelo impulso voraz de esgotamento da paisagem urbana, o turista será sempre um estranho ao meio, devorando com os olhos, desfrutando da hospitalidade, fotografando, imortalizando, criticando e desaparecendo.
Ótimo para os negócios e para o turismo quando o assunto é receber bem, mas uma característica  básica não poderá faltar; a "VIDA PECULIAR AOS CENTROS HISTÓRICOS".. Zelar para que as funções básicas do centro estejam em equilíbrio é uma das tarefas propostas para a recuperação do complexo urbano degenerado, através do projeto de reurbanização.

EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS
O "NOVO CENTRO” deverá consolidar-se com o Turismo Cultural e de Negócios. As atividades culturais, complementam todas as ações voltadas aos negócios na forma de valorização do aspecto histórico. Qualquer motivo de encontro justifica a manutenção e desenvolvimento da vida urbana, um exercício pleno de cidadania e preservação dos valores culturais que alegram e promovem a qualidade de vida, poucas ações poderão iniciar o processo.

 AÇÕES DO PROJETO


*PROPOSTA DE REURBANIZAÇÃO
*INCENTIVO DA MORADIA - PARA 1 MILHÃO DE PESSOAS
*SISTEMA DE TRANSPORTE CIRCULAR INTEGRADO
*VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA E TURISMO DE NEGÓCIOS
*SERVIÇOS À CIDADANIA, CULTURA E ESTRATÉGIA AMBIENTAL
DEMARCAÇÃO DAS QUADRAS HISTÓRICAS
            NOVO AEROPORTO PARA 100 MILHÕES DE PASSAGEIROS
PLANO DIRETOR E ZONEAMENTO EXCLUSIVOS

REURBANIZAÇÃO - MARKETING INTERNACIONAL

A identidade se expressa através das fachadas; está estampada na população. Visualizar a paisagem urbana no seu valor histórico, é como ser atraído para dentro dela, para o futuro. O maior desafio da Reurbanização é buscar sempre o equilíbrio das funções e a harmonia entre as atividades. O beneficiado ator principal será sempre o cidadão.


São Paulo 14 de fevereiro de 2017



EDISON IVANOV - arquiteto e urbanista
            ivanov@arquitetoonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário